Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Hare baba - a dica da Índia!



Uma vez, eu estava viajando pela Índia e em uma das noites a minha guia resolveu fazer um bate-papo sobre meditação para quem quisesse saber mais a respeito. Lá fui eu. Entre as várias coisas que ela falou uma me chamou muito a atenção: a respiração. Lembro dela explicar que um dos pontos mais importantes para manter o corpo em calma e equilíbrio era focar no modo como respiramos, que isso pode fazer toda a diferença. Ela deu alguns exemplos de situações de nervosismo, ansiedade e outras eventualidades do dia-a-dia que podemos lidar muito bem se respirarmos da maneira certa. Por fim, ensinou algumas técnicas de respiração para relaxamento e meditação - eu admito que só não consegui meditar porque nessas alturas do bate-papo eu já estava mais preocupada em que horas eu ia poder fumar um cigarro do que focar no que estava acontecendo mesmo.
Setembro de 2016, lá estava eu nos meus primeiros dias sem o cigarro, passando por eventuais situações de panico e ansiedade. O que me veio em mente? A tal da respiração do bate-papo místico lá na Índia! Eu já não lembrava mais de todas as técnicas que ela ensinou, mas uma me veio à cabeça: inspirar tampando uma das narinas e soltar o ar pela outra. Assim vai, depois inverte: inspira tampando uma e solta tampando a outra. Não é que acalmou mesmo? Bela hora que fui lembrar disso! Testem para ver, é uma maravilha!
Mais ou menos na mesma época a minha amiga me deu a dica de utilizar na atividade física a mesma puxada de ar que  fazemos quando fumamos. O modo de puxar o ar, sabe? Não sei palavrear a explicação genial que ela me passou, mas lá fui eu testar na academia. Funciona! (Dicas da Jajá sempre muito úteis)!
Desde então tenho prestado muito mais atenção na maneira como respiro e procuro controlar as minhas emoções através disso. Eu particularmente não me sinto tão a vontade para fazer a técnica da narina em lugares altamente públicos, mas dá para controlar o modo como respiramos de várias outras maneiras e isso é um santo remédio.
Vamos que vamos, força Carol - respira fundo e vai lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário