Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

"...quando me dei conta que ficar sem fumar era uma tortura eu soube que se em algum momento eu fosse parar eu iria sofrer. "

Durante todos os anos como tabagista eu não sei dizer exatamente quando que eu fiquei viciada. O que lembro é que quando me dei conta que ficar sem fumar era uma tortura eu soube que se em algum momento eu fosse parar eu iria sofrer. Só que nessa história toda eu nunca tinha parado para analisar o grau de dependência química que eu já havia desenvolvido. Metade de mim não queria pensar no assunto, a outra metade deixava isso para depois e os anos foram passando.

Além do vício químico em si também é muito difícil mudar a rotina, os hábitos e costumes. Arriscaria dizer que isso é o mais complicado. Simples atividades como dirigir, acordar e passear são completamente novas para um ex-fumante, porque embora elas continuem exatamente iguais, faze-las sem o cigarro é uma experiência completamente diferente. Pelo menos pra mim tem sido assim.

Pensei em um comparativo e quem quiser faça o teste: se você escova os dentes sempre com a mesma mão, passe a fazer com a mão oposta, todos os dias e por uma semana. Escovar os dentes não será a mesma coisa. Enquanto fizer o teste pense que, além disso, poderia haver um fator químico te descontrolando e uma voz na sua cabeça falando "você não vai conseguir, isso está errado, troque de mão que é mais simples, etc". Ainda assim essa experiência estará muito longe do que é a luta contra o vício, mas você terá uma palhinha da dificuldade.

Tudo isso tem sido um enorme aprendizado para mim, eu pelo menos encaro dessa forma. Sinto como se a parte química já não fosse mais um problema. Ainda estou reaprendendo a fazer muitas atividades, afinal de contas foram anos e anos fumando, muitas experiências acompanhada do fedidão, mas eu encaro tudo com os olhos de uma curiosa aprendiz. Espero continuar animada com o que há por vir!

Vamos que vamos, rumo aso 75 dias smoke free!

3 comentários: