Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

História de uma passageira!




Hoje o post não é sobre mim, ou minha luta contra o vício, mas é uma história baseada em fatos reais que envolve o cigarro e eu gostaria de compartilhar com vocês também.

Meu marido e eu temos uma agência de viagens e tem um casal que há bastante tempo viaja com a gente. Os roteiros deles sempre tiveram uma necessidade específica: hospedagem em quartos de hotel para fumante para atender a esposa tabagista.

Acontece que nem sempre é fácil conseguir esse tipo de hospedagem, muitos hotéis hoje vetam o fumo nos quartos e inclusive usam da política "ambiente 100% smoke free" a seu favor para atrair os hóspedes. Com isso, o fumante nem sempre consegue ficar no hotel que foi sua primeira opção, ou de sua preferência, quando o fator decisivo de escolha é "quarto de fumante".

Eu entendo essa passageira, porque eu já fui fumante e eu também sempre pesquisei isso quando ia escolher um hotel para mim. Sei o stress que é ficar hospedada em um local onde é proibido fumar e entendo perfeitamente o quanto isso pode estragar o humor de uma viagem inteira. Só que com a nossa passageira temos um detalhe importante: ela abre mão da viagem, se for preciso, caso não tenha um hotel com quarto de fumantes.

Além disso, mais um detalhe importante: nenhuma viagem que inclua voos muito longos. Para ela seria insuportável ficar tantas horas sem o cigarro, por isso os destinos sempre tiveram que ser de certa forma próximos. Atravessar o Atlântico? Nem pensar! 

Assim foram as viagens deles em todas as temporadas e em todos os destinos, até que um belo dia o marido ligou e anunciou que para a próxima viagem o problema do hotel e do avião estavam resolvidos. A esposa tinha parado de fumar!

Lembro que ficamos bem surpresos com a notícia, foi uma alegria enorme. Eu estava nos meus primeiros meses dessa luta, então não preciso nem dizer o quanto essa notícia me tocou. Mais uma pro mundo dos cheirosos, yeah!

Alguns meses se passaram desde então e no último feriado eles nos enviaram uma série de fotos pelo whatsapp nos atualizando do andamento da viagem deles. Detalhe: em solo Europeu! Não pude deixar de notar a alegria no rosto daquela passageira que agora estava livre para se hospedar onde quisesse e encarar um voo para qualquer lugar que fosse. É o sorriso dos ex-fumantes quando descobrem a liberdade, uma vida completamente nova e muito mais feliz!

Sei que cada caso é um caso e cada um tem suas particularidades e dificuldades. Resolvi compartilhar a história por aqui, quem sabe não incentiva alguém também e/ou alguém não se identifica com ela. Esse relato também mostra claramente que algumas coisas que para nós, quando fumantes, fazem tanto sentido, mas quando paramos ficamos chocados com elas. Abrir mão de um hotel ou voo é bastante impressionante para quem está de fora, mas quando viciados pode ser a coisa mais natural do mundo. Vai entender!

Mais uma história de superação nessa saga da luta contra o vício!

Viva a vida sem fumaça! Viva a liberdade!

2 comentários: