Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Grupos de apoio



Antes mesmo de eu tomar a decisão de parar de fumar eu sabia que existiam grupos de apoio destinados para isso. Quando eu parei comecei a buscar mais informações a respeito e descobri um novo mundo - o universo dos ex-fumantes! Existem diversas opções de grupo de apoio para nós ex-tabagistas. Vamos falar um pouco a respeito de tudo isso?

Blog
Como o meu processo entre tomar a decisão e chegar à data agendada foi muito rápido, não tive tempo de correr atrás de um desses grupos, daí uma das ideias de criar esse blog. Aqui é o meu grupo de apoio de uma pessoa só. Bom, eu chamava ele assim, mas recebo tanta mensagem de incentivo por aqui e pela fanpage do Facebook que eu não posso mais dizer que estou sozinha. Enfim, não se compara a um grupo de apoio com psicólogos, médicos e tudo mais que é preciso, mas o blog tem me ajudado. Eu recomendo para quem gosta de escrever, tenha um pouco de tempo e não tem tanta vergonha de se expor. Também tem a opção de ler os blogs alheios. Eu mesma já descobri vários e é interessante, pois em alguns vejo que a pessoa passou por algo semelhante a mim e em outros vejo casos tão diferentes.

Grupos de Apoio ao Tabagista
Eu conheço, indiretamente, o grupo de apoio do Hospital São Paulo (Unifesp), aqui em São Paulo. Minha mãe conseguiu parar com a ajuda deles e depois que deu certo para ela vários parentes nossos e conhecidos foram lá. Se o processo não mudou muito, funciona mais ou menos assim: são encontro semanais e a pessoa conversa com profissionais de saúde. Eles indicam o medicamento a tomar (quando necessário) e com um verdadeiro grupo de apoio, com vários outros fumantes, é escolhida a data para parar de fumar. Todos param juntos na mesma data e os encontros semanais continuam, tanto para todos se apoiarem quanto para os medicamentos serem analisados e reduzidos. Minha mãe foi orientada a parar com os adesivos de nicotina, outros conhecidos nossos receberam antidepressivos, etc. Lembro que os encontros dela eram de segunda e ela sempre voltava pra casa renovada e feliz. Na mesma época o telefone de casa tocava bastante, eram os outros ex-tabagistas ligando para ela, todos em um apoio mútuo. Eu testemunhei todo o processo e vi que funciona. Se eu tivesse me organizado melhor eu teria ido lá. Na época o serviço era gratuito, não sei se continua, acho bom confirmar antes caso alguém queira frequentar o grupo. Sei que existem outros grupos de apoio que funcionam de maneira parecida e no site da Aliança de Controle do Tabagismo tem uma lista com todos eles.

Quit Now e Apps
Já falei sobre o aplicativo Quit Now aqui no blog - link do post aqui. Ultimamente tenho entrado bastante no chat do app e tem sido uma experiência super rica. Encontramos pessoas que acabaram de parar, outras que pararam há muito tempo, outras que ainda estão tomando coragem... enfim, todos se ajudando e compartilhando mensagens de incentivo. Não posso falar dos outros apps disponíveis, mas o desse específico funciona direitinho. 

Whatsapp
Entrei em um grupo do Whatsapp de ex-tabagistas. Funciona muito parecido com o chat do QuitNow, mas por ser um grupo pré-definido a gente vai descobrindo mais ou menos quem é cada pessoa e as dificuldades. Tem os horários de pico, nos quais fiquei meio perdida com tanta mensagem, e os horários mais tranquilos. É bem legal para pedir uma ajuda rápida, tirar uma dúvida, enfim... funciona como um grupo do Whatsapp, acredito que todos já tenham participado de um, mas com a diferença de que esse é para uma causa específica.

Facebook
Tem algumas comunidades para os ex-fumantes no Facebook. Também, todos compartilham informações, tiram dúvidas, etc. Para encontrar uma é só digitar ex-fumantes ou ex-tabagistas na janela de busca e escolher alguma que pareça interessante.

Enfim, sozinhos nós ex-fumantes não estamos e grupos de incentivo tem de monte, em muitos casos sem nem precisar sair de casa!
Fica a dica para quem está pensando em parar!
Deixa eu ir lá que desde o gurpo do "zap" meu celular não para... rs... até a próxima pessoal!

5 comentários: